quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Review - The King of fighters 98


Nota média de avaliação: 10,0

Título: The King Of Fighters '98 - The Slugfest
Plataforma: Neo Geo CD
Produtora: SNK Corporation (Hoje, SNK Playmore)
Gênero: Luta
Jogadores: Um ou dois jogadores
Censura: 14 anos
Lançamento: 23 de dezembro de 1998 (Japão)
Total de fases: 10, no mínimo

Review: "The King Of Fighters"!! Quem nunca vibrou nos Arcades (ou fliperamas) "batendo uns contra" com a galera neste respeitado título de luta em que é possível montar um time personalizado com três lutadores?!? "The King Of Fighters '98 - The Slugfest" (No Japão, foi lançado com o subtítulo de "Dream Match Never Ends") foi lançado há quase 15 anos e é considerado por muitos fãs como o último game realmente bom da franquia. 

Como quase sempre acontece todos os anos, as filas para poder jogar o game eram imensas! Mas nada como esperar pela hora certa de adquirir o game, em CD, nas lojas ou reservá-lo em locadoras, pois ele também foi lançado em CD para Neo Geo CD, Sega Saturn e PlayStation. O objeto deste review é a versão para Neo Geo CD, que foi lançada quase que simultaneamente ao lançamento da versão para Arcade. Saiba agora o porquẽ este game é muito querido por fãs de uma pancadaria virtual!

Gráficos: 10,0

Os gráficos estão bem à altura de outros títulos da franquia. O grande destaque são os cenários, que ficaram são ainda mais atraentes que os dos "The King Of Fighters" '96 e '97 juntos. Os cenário do Japão, por exemplo, acontece no meio de uma rua bastante movimentada. A depender do Round da luta, mais pessoas curiosas são adicionadas ao cenário, deixando o trânsito no local ainda mais congestionado. Outro cenário legal é o do trem. 

Sobre os personagens em si, eles estão muito desenhados, com destaque para Mai Shiranui que, a partir deste game, virou "sex symbol" da SNK. Os desenhos usados para compor os movimentos da personagem estão bem legais que os de "The King Of Fighters '96", mais bonitos. Mas os outros personagens não ficam atrás! A SNK fez um trabalho cuidadoso para deixar o game um pouco diversificado em relação aos games anteriores. Alguns personagens possuem gráficos e animações a mais, já que possuem diferentes opções de golpes (Falarei sobre isso mais à frente, quando estiver comentando sobre a jogabilidade). 

A movimentação é bem rápida e as animações dos golpes são de encher os olhos. Quando se solta os "Special", a tela escure, o personagem brilha o golpe devastador é acionado. Uma melhoria em relação a "The King Of Fighters '95", onde não dava para perceber direito se o golpe foi ou não acionado corretamente...

Outro destaque é o clipe de abertura. Simplesmente inesquecível!!

Som: 10,0

Os efeitos sonoros estão no mesmo nível dos "The King Of Fighters" anteriores. Só que o grande diferencial em " '98" são as músicas, que estão bem mais legais. Se no Arcade elas já são empolgantes, principalmente o tema de Mai Shiranui, Ralf e o da tela de "Continue", na versão CD ficaram ainda melhores. Quase todas as músicas receberam tratamento especial, como utilização de instrumentos reais, como bateria acústica e guitarra de verdade, ao invés de sons sintetizados que limitam um pouco a qualidade das composições, como acontece na versão Arcade. Não se sabe ao certo se é possível ouví-las normalmente inserindo o CD do game num aparelho de som comum, até porque eu nunca testei isso. Se desse, ia ser um bom passatempo para depois dar e levar algumas pancadas no game...

Jogabilidade: 10,0

Em "The King Of Fighters '98", a jogabilidade ficou melhor. Como dito logo no comecinho deste Review, cada jogador escolhe três personagens, não necessariamente do mesmo time. Alguns deles possuem duas versões. Ryo Sakazaki, por exemplo, aparece neste game nas versões " '94" e " '98". O que muda de uma para outra são os golpes presentes. Na vesão " '94" Ryo pode soltar o "Koohken" no ar, enquanto que isso não é possível na outra. Outros personagens que têm duas versões são Terry Bogard, Andy Bogard, Kyo Kusanagi, Joe Higashi, Yuri Sakazaki, Mai Shiranui e Robert Garcia, só para citar alguns.

Há dois modos de se lutar no game, o Advanced e o Extra Mode. No primeiro, a barra de "Special" é preenchida a cada golpe dado e pode-se atingir até três ou quatros estoques. Ao encher a referida pela primeira vez, surge um discretinho pontinho verde (Sem piadas com pontinhos, por favor!!). Ao apertar três botões, o personagem aciona o "Ki" e fica brilhando. Nesta hora, ele se movimenta mais rápido e causa mais danos. Se os botões forem apertados com dois ou três pontinhos verdes, é possível soltar o "Special" com uma força maior que a normal. No Extra Mode, a barra de "Special" pode ser preenchida a qualquer momento apertando três botões. E quando ela está a o "Life" está no limite, piscando, o "Special" sai com uma força maior que a normal. No Extra Mode, o terceiro personagem do time fica com uma barra de "Special" menor que os outros dois, o que pode ser vantajoso para ter uma chance numa luta caso esteja em desvantagem.

Os controles na versão para Neo Geo CD são os seguintes: A e B (os dois de baixo) são para chutes e C e D (os dois de cima) para socos. O direcional movimenta os personagens pelo cenário. Pressionando-se para baixo e, logo em seguida, para cima, o salto é maior do que pressionando-se apenas para cima. Dois toque para a esquerda ou direita fazem os personagens avançarem ou recuarem. "Start" inicia e pausa o game.

Antes de começar a partida, é possível entrar no "Options" para configurar alguns parâmetros do game, como tempo da luta, se a barra de "Special" ficará vazia ou cheia, poder ou não escolher os cenários das lutas numa partida para dois jogadores, o nível de dificuldade, volume dos efeitos sonoros e das músicas, dentre outros. 

Também existe a possibilidade de jogar o game no estilo "Um contra Um", como em "Street Fighter": Escolhe-se apenas um personagem e luta-se dois ou três Rounds em cada fase contra um personagem escolhido pela CPU (na partida para um jogador). Tem ainda o "Survival Mode", que é uma série de batalhas contra todos os personagens do game com pouquíssima restituição do "Life". Só sendo muito fera para chegar ao final desse modo apanhando pouco...

Como brinde, a SNK adicionou ainda uma galeria de imagens, sendo que uma parte é composta de desenhos feitos por fãs (alguns são bem divertidos! Vale a pena dar uma olhada!) e outra foi feita pelos desenvolvedores do game, quando estes pesquisavam sobre o figurino dos personagens. É aqui que está o "Glamour" do game, pois esta parte da galeria é acompanhada de um Jazz muito bem executado, o que dá um toque de "elegância fashion" ao game...

Nota média de avaliação: 10,0

É difícil encontrar algum defeito na versão Neo Geo CD deste game. É praticamente uma adaptação perfeita da versão para Arcade, mais com bônus, como uma galeria de imagens, músicas refeitas e mais dois modos de game. Enfim, como o subtítulo "The Slugfest" sugere, é uma verdadeira festa. Só por curiosidade: Vocês sabiam que um dos anúncios do game mostrava todos os personagens numa festa de gala (tipo uma formatura ou casamento), trajados a rigor?!? Dá pra acreditar?!? Hehehehehehehe!! xD 

Agora você não precisa mais sair metendo porrada nos fliperamas, "Play Lands" ou "Game Stations" da vida para jogar "The King Of Fighters '98 - The Slugfest". Você pode obter o game, em CD, nas locadoras, no eBay ou até baixá-lo de graça em sites de downloads por aí (o arquivo ocupa pouco mais de 600 MB no HD. Recomenda-se conexão banda larga de, no mínimo 1 Mbps para baixar o game sem muita demora). 

Um EXCELENTE game de luta para curtir com os amigos e parentes, com ou sem festa no apê :) Altamente recomendado!

Por ~Erik_Lima

0 comentários:

Postar um comentário